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27/05/2020

Como montar a vitrine da sua loja para vender mais

A vitrine é o vendedor número um de qualquer loja de roupas. Afinal, é por meio dela que os consumidores veem os produtos, são atraídos pelo estilo da loja e decidem entrar para conferir tudo mais de perto. Mas, para que a vitrine cumpra esse papel, precisa ser vista, causar impacto visual, prometer algo e despertar desejos.

Se você não sabe como fazer isso, nós trouxemos algumas dicas que podem ajudar, e muito, na hora de montar a vitrine da sua loja. Lembrando que essas dicas também podem ser utilizadas no espaço interno, em gôndolas, prateleiras, paredes, etc. Não é necessário, obrigatoriamente, ter uma vitrine externa para dispor os produtos de uma forma atrativa e que estimule o consumidor a comprar.

Confira, a seguir, as seis técnicas que podem ser aplicadas na sua loja hoje mesmo: três de simetria e três de movimento. 

Técnicas de simetria

São técnicas utilizadas para trazer mais harmonia à vitrine, evidenciando a beleza e prendendo a atenção do consumidor. Essas técnicas podem ser feitas de diferentes formas: com os lados iguais, lados diferentes e centro deslocado.

Lados iguais

A harmonia entre dois lados iguais é encontrada em vários lugares. Em plantas, em animais, na arquitetura, no design de objetos, etc. Esse formato é familiar para as pessoas, que entendem a harmonia como bela.

Para aplicá-la na sua vitrine, você deve dividir o espaço a ser trabalhado ao meio e, bem no centro, colocar o elemento que deve atrair mais a visão do cliente, aquilo que você mais quer vender. Depois, basta distribuir os elementos da mesma forma em cada um dos lados desse ponto central.

Lados diferentes

Nessa forma de montar a vitrine, você deve dividir o espaço a ser trabalhado ao meio e, no centro, colocar aquilo que deve ser o ponto focal do consumidor, que você mais quer vender. Depois, em cada um dos lados, você irá trabalhar elementos diferentes, mas que sejam harmônicos, que sigam um mesmo tema e contem uma mesma história. 

Centro deslocado

Outra forma de você montar a vitrine da sua loja é deslocar o ponto de interesse visual do cliente para um dos lados, seja para o direito ou o esquerdo. Assim, você tira do centro da vitrine o produto que mais quer dar destaque e pode trabalhar os elementos de uma forma diferente no lado oposto.

Técnicas de movimento

As técnicas de movimento são sugestões que vão complementar toda a composição dos produtos, trazendo uma fluidez e movimento para a loja. Podem ser usadas, inclusive, com as técnicas de simetria.

Agrupamento

Consiste em agrupar produtos, manequins, perfumes, etc., criando um impacto visual e fazendo a pessoa ter desejo de conferir mais de perto.  

Repetição

Ao repetir itens e colocá-los em uma determinada sequência, você cria beleza, harmonia e traz movimento para a sua loja.

Linear

Aqui a ideia é alinhar os produtos, manequins, peças dobradas ou o que for. As pessoas entendem a organização como bela e tem o olhar atraído por linhas.

Aplicando essas dicas na sua loja, seja na vitrine externa ou mesmo no espaço interno, você faz com que o consumidor se interesse mais pelos seus produtos e aumenta a chance de ele reparar naquela peça que tanto quer levar para casa.